Liga Criativa

Episódio 2: Soluções criativas para a cultura pós-pandemia com Neto Cabuh – Olinda/PE.

O segundo episódio do “Soluções Criativas para a cultura pós-pandemia” trás a experiência cênica do artista Neto Cabuh da cidade de Olinda – Pernambuco.

Neto Cabuh é artista multimeios atuando nas linguagens da dança, música, perfomance de rua, showcase, arte-educação e é produtor cultural com atuação forte na comunidade do Rio Doce em Olinda – PE.

Ele viu na chamada do #culturaemredesescpe a oportunidade de viabilizar um projeto que já tinha em mente, o Etnia, que é uma obra inspirada na música Etnia de Chico Science. Assim como a obra de Science, Cabuh trouxe na sua ETNIA o seu olhar sobre o fazer artístico, a etnia dos artistas de rua e a importância dos artistas marginais para uma sociedade mais consciente e crítica.

Como viabilizar a construção de uma obra com recursos escassos e diante de uma pandemia?

Cabuh viu sua proposta ser aprovada na chamada do SESC PE, porém não possuía espaço, recursos financeiros, nem equipamentos para realizar as filmagens. E prontamente fez uso da Economia Colaborativa, onde contou com a ajuda de parceiros que toparam entrar no projeto de forma colaborativa, com cessão de espaço, empréstimo de equipamentos e mão de obra e tiveram seus nomes e negócios vinculados ao projeto. Desta forma, todos os agentes culturais se beneficiam e nos presenteiam com um material artístico de grande qualidade.

E o que será de ETNIA pós-pandemia?

Cabuh deseja que o videoarte ETNIA seja exposto por comunidades periféricas da grande Recife e que sirva de instrumento de reflexão e debate a cerca dos temas abordados na obra. Enquanto os encontros presenciais não podem ser iniciados, o artista promove debates através da sua rede social (Instagram: @netocabuh) onde o público pode ter acesso ao link da obra. 

Sobre o projeto: “Soluções Criativas para a Cultura pós-pandemia”: 

Este é o tema da pesquisa aprovada pela Liga Criativa na chamada do SESC Pernambuco (#culturaemredesescpe), que visa apresentar iniciativas criativas/culturais criadas dentro desta nova perspectivas de isolamento social.

A chamada pública do SESC (#culturaemredesescpe) foi um forte estímulo para que os artistas começassem a pensar  formas criativas para continuarem exercendo seus ofícios artísticos mesmo diante do isolamento social. 

Pensando em como difundir essas ideias, A Liga Criativa submeteu e aprovou o projeto de pesquisa para acompanhar a criação de quatro propostas aprovadas na chamada do SESC PE (uma de cada macrorregião de Pernambuco) na linguagem de Artes Cênicas.

A pesquisa foi norteada por quatro perguntas para os artistas/grupos:

1. QUE TRABALHO VOCÊ DESENVOLVE?

2. COMO A PANDEMIA IMPACTOU O SEU TRABALHO?

3. QUE PROPOSTA DE CRIAÇÃO VOCÊ APROVOU NA CHAMADA #CULTURAEMREDESESCPE?

4. COMO FOI REALIZAR ESTE TRABALHO E O QUE FICA DESSA EXPERIÊNCIA PARA FUTURAS PRODUÇÕES? 

Convido você a assistir o nosso vídeo relatando um pouco mais sobre a experiência criativa de Neto Cabuh para se reinventar com a sua arte em tempos de pandemia. 

 

Para saber um pouco mais sobre Economia Colaborativa:

https://www.culturaemercado.com.br/site/o-que-e-economia-colaborativa/

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share