“Soluções Criativas para a Cultura pós-pandemia”. Este é o tema da pesquisa aprovada pela Liga Criativa na chamada do SESC Pernambuco (#culturaemredesescpe), que visa apresentar iniciativas criativas/culturais criadas dentro desta nova perspectivas de isolamento social.
É fato que o setor artístico precisou se reinventar e já temos exemplos no estado de Pernambuco de artistas e coletivos que já estão colocando em prática umas das 10 tendências para o mundo pós-pandemia, segundo o jornal El País.
Entre as 10 tendências estão as experiências culturais imersivas, que é a conexão do real com o virtual. Como é o caso dos shows online, as experiências teatrais virtuais, e as mensagens personalizadas através de vídeo chamadas, muito utilizadas por empresas de festas infantis.
A chamada pública do SESC (#culturaemredesescpe) foi um forte estímulo para que os artistas comecem a se reinventar e a pensarem de forma criativa em novos modelos de negócios para as suas produções.
Pensando em como difundir essas ideias, A Liga Criativa lançou uma proposta de acompanhar a criação de quatro propostas aprovadas na chamada do SESC PE (uma de cada macrorregião de Pernambuco) na linguagem de artes cênicas.
A pesquisa foi norteada por quatro perguntas para os artistas/grupos:
1. QUE TRABALHO VOCÊ DESENVOLVE?
2. COMO A PANDEMIA IMPACTOU O SEU TRABALHO?
3. QUE PROPOSTA DE CRIAÇÃO VOCÊ APROVOU NA CHAMADA #CULTURAEMREDESESCPE?
4. COMO FOI REALIZAR ESTE TRABALHO E O QUE FICA DESSA EXPERIÊNCIA PARA FUTURAS PRODUÇÕES?
Quem nos presenteia com a sua participação neste projeto, é o Sr. Miro dos Bonecos da cidade de Carpina (Zona da Mata de Pernambuco), mestre de cultura popular, idealizador do Mamulengo Novo Milênio.
Para dar continuidade as apresentações do seu Teatro de Mamulengo, Sr. Miro lançou a proposta ao SESC PE de realizar uma apresentação virtual através de uma live do seu espetáculo “Preservar a Natureza”, que posteriormente foi disponibilizada no canal do SESC PE no Youtube. O uso de lives foi uma das alternativas mais utilizadas por artistas e grupos para difundirem o seu trabalho e continuarem em conexão com o seu público. Segundo dados do Business Insider, plataformas de transmissão online registraram aumento de 70% no uso das lives – tanto para transmissão quanto para consumo.
A partir deste momento, te convido a conhecer o trabalho de Sr. Miro dos Bonecos e sua experiência criativa para continuar fazendo a sua arte em tempos de isolamento social.
Fontes citadas no texto: :
https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-04-13/como-o-coronavirus-vai-mudar-nossas-vidas-dez-tendencias-para-o-mundo-pos-pandemia.html
https://www.terra.com.br/noticias/dino/lives-fazem-sucesso-durante-periodo-de-quarentena,a489b2fe026739a13fd1df7ebb90c937o8ns5jdw.html#:~:text=Como%20aponta%20o%20Business%20Insider,para%20transmiss%C3%A3o%20quanto%20para%20consumo.&text=Afinal%2C%20muitas%20pessoas%20precisaram%20reinventar,poss%C3%ADvel%20com%20outras%20pessoas%20etc.